Entre o oito e o oitenta, uma infinidade de possibilidades. Não ame nem deixe: simplesmente aceite sua existência. O propósito desse ambiente virtual é compartilhar produção durante meu atual doutoramento. Percebi que venho produzindo cotidianamente, especialmente textos, que eventualmente podem ser de utilidade. Textos na gaveta não valem de nada: que possam gerar diálogos novos. Que a Academia torne-se ambiente de Alegria!
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Alimentos transgênicos
Por sugestão discente, a Professora Maria de Fátima Píccolo Barcelos propôs uma inclusão de conteúdo à disciplina de Substâncias Tóxicas Naturais em Alimentos. Para tanto, sugeriu que desenvolvêssemos monografia sobre alimentos transgênicos, propiciando posterior debate em sala de aula. A disciplina está em curso nesse primeiro semestre de 2014.
O presente documento tem alguns focos a saber. Por sugestão da Professora transcorremos especialmente sobre a soja transgênica, que vem sendo objeto de estudo durante as aulas práticas. Devido à própria ementa da disciplina, revisamos a toxicidade desse alimento com base na legislação brasileira atual. O texto é permanentemente transversalizado por aspectos filosóficos, dada a natureza do tema essencialmente política. Há que se atentar, entretanto, que por razões de tempo e de objetivos da disciplina, o texto não é minimamente introdutório para um debate sobre os tão importantes aspectos ambientais da temática. Assim, para diálogos sobre o tema, recomendo veementemente que material sobre os riscos que a transgenia oferece ao meio ambiente seja acrescentado.
A monografia consolidou-se em pouco menos de trinta páginas. Para sua elaboração, 42 referências foram consultadas. São citados autores favoráveis e combatentes da transgenia, sempre com minhas análises sobre ambos os discursos.
Baixar monografia
Marcadores:
alimentos transgênicos,
legislação dos alimentos,
saúde pública,
segurança alimentar,
toxicologia dos alimentos,
transgenia,
transgênicos,
vigilância em saúde
Local:
Lavras - MG, Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vou ler a Monografia. Tomei conhecimento nesse intante.
ResponderExcluirNão sabia que tinha esse Blog, Marquinhos. Serei uma visitante assídua.
Parabéns pela iniciativa. Sucessooo!!!
Obrigado, Tia Dadati! Mas eu só consegui colocar no ar ontem, mesmo. Sua visita sempre será um prazer, e aguardo seus comentários acerca da leitura, que certamente somarão bastante. Um beijo!
Excluir