No segundo semestre de 2013, para a disciplina de Tópicos Especiais, recebemos a visita do Professor Vladimir Vietoris, da Universidade de Agricultura da Eslováquia. Durante uma semana estudamos análise sensorial.
Para fins de avaliação, formamos grupos de acadêmicos para realizar uma pequena pesquisa e apresentá-la ao final do curso. Nosso grupo avaliou ordem de preferência de consumidores para três marcas diferentes de chocolate meio-amargo. Os resultados não diferem de minha prática profissional em outras ocasiões: quando o consumidor não vê a embalagem, marcas consagradas (e de custos bem mais altos) deixam de ter sua preferência.
A disciplina abriu um horizonte de investigação interessante para mim. A partir das técnicas de análise sensorial, podemos fornecer informações interessantes à sociedade sobre padrões de consumo e desconstruir o marketing agressivo que as indústrias alimentícias praticam.
Baixar apresentação da pesquisa
Entre o oito e o oitenta, uma infinidade de possibilidades. Não ame nem deixe: simplesmente aceite sua existência. O propósito desse ambiente virtual é compartilhar produção durante meu atual doutoramento. Percebi que venho produzindo cotidianamente, especialmente textos, que eventualmente podem ser de utilidade. Textos na gaveta não valem de nada: que possam gerar diálogos novos. Que a Academia torne-se ambiente de Alegria!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O saber só faz sentido se for coletivo. Construamos juntos!